Papa cita manifestações e pede que jovens católicos “sejam protagonistas da mudança”
O Papa mencionou a transferência da vigília do Campus Fidei para Copacabana. Ele perguntou: "Será que Deus nos quer dizer que Campus Fidei não é o campo geográfico, e sim nós mesmos?". Francisco encerrou o discurso pouco antes das 21h, citando as manifestações que acontecem não só no Brasil, mas por todo o mundo:
- Houve casos de jovens que foram às ruas expressar a vontade de uma civilização mais justa. Os jovens nas ruas! São estes jovens que querem se transformar em protagonistas da mudança. Não permitam que outros sejam os protagonistas. Vocês são. O futuro vai chegar através de vocês.
A maior concentração de peregrinos ficou perto do palco montado no Leme. Minutos antes de chegar ao bairro, o Papa já havia postado uma mensagem aos jovens em seu perfil no Twitter: "Queridos jovens, possam vocês aprender a rezar todos os dias: esse é o modo de conhecer Jesus e fazê-Lo entrar na própria vida".
O Papa subiu ao palco pouco antes de 19h30m. Uma contagem regressiva deu início à vigília. A cerimônia foi aberta pelo ator Tony Ramos, que falou sobre o poder da fé. Jovens que passaram por situações difíceis na vida e encontraram na fé a razão de viver contaram suas histórias, enquanto um grupo montava no palco uma igreja cenográfica.